Teve seu crédito negado bem na hora que estava precisando de dinheiro com urgência? O cartão de crédito consignado também não foi aprovado? Saiba os motivos pelo qual seu crédito foi negado e como resolver cada um deles, e ter seu dinheiro mais rápido na sua conta e sem complicações.
Pior que ter o crédito reprovado é não saber o motivo por qual ele foi reprovado, saiba agora mesmo por quais motivos ele pode ser não ser aprovado e fique por dentro de todos eles.
Margem consignável comprometida (não disponível ou negativa)
Como todo empréstimo está sujeito a disponibilidade de margem, também pode estar sujeito a não disponibilidade dessa margem, ou seja, margem negativa, ou indisponível.
A margem do consignado é o valor máximo que pode comprometer do seu benefício ou rendimento, com prestações do crédito consignado.
Conforme a lei 10.820, esse valor não pode ultrapassar 30% do salário liquido
Então sem margem livre ou com margem negativa, o novo crédito não pode ser aprovado, dentro disso, existe duas escolhas, o refinanciamento ou a portabilidade de crédito
Restrição interna no banco de interesse
Sim, o banco pode negar ou reprovar seu empréstimo, por meio da restrição interna, que pode ser devido à falta de não pagamento de outros empréstimos, financiamentos antigos, entre outros motivos que tenha pendência junto a instituição. Muitas vezes mesmo o cliente quitando a dívida, o banco pode recusa-lo e não aprovar sua solicitação
OBS: Vale lembrar que as restrições internas não estão ligadas a correspondente, e sim ao banco.
A melhor alternativa nesse caso é procurar outro banco, isso a correspondente vai te ajudar, sem muita burocracia, mas vale ressaltar que é direito do consumidor saber o motivo por qual foi recusado
Não averbação do contrato
A averbação é uma das últimas fases do contrato, e precisa ocorrer de maneira certa, afinal isso garante a provação e o dinheiro na conta.
Entre os erros que pode ocorrer na averbação do contrato é a conta do cliente estar divergente da conta do benefício, então lembre-se de sempre confirmar se sua conta está correta, e se o tipo de benefício permite empréstimos
Enviar documentos ilegíveis para simulação
Tão importante como o contrato, é a liberação dele, enviar documentos legíveis para a correspondente é um dos principais pontos, afinal eles vão servir como parte do contrato, tanto para a simulação quanto para a comprovação.
Documentos rasurados, vencidos ou copias ilegíveis, são responsáveis por uma boa parte de contratos rejeitado pelas instituições.
Dados divergentes ou estar com dados desatualizados
Em todas simulações é muito importante passar os dados corretos, nome, endereço, número de documentos, o número correto do benefício, entre outras informações necessárias
Pode parecer algo bobo, mas tem muitos clientes que não presta tanta atenção nesses pequenos detalhes e acaba tendo seu contrato reprovado, gerando mais burocracia e mais tempo de espera.
Estar com o crédito consignado bloqueado no INSS
O seu benéfico pode ser bloqueado em algumas situações, como suspeita de fraude, mudança de agência ou até demora para realizar o saque.
Nessas situações o mais viável é entrar em contato com o INSS e pedir o desbloqueio do saldo, o prazo médio para o desbloqueio é de 15 dias.
Não ter idade mínima ou ter ultrapassado a idade máxima
Algumas instituições limitam a idade para o crédito, isso se dá a questão referente ao risco operacional. Seguindo uma regra a idade máxima para contratar um crédito consignado é de 80 anos e 11 meses, em no máximo 36 parcelas
Como foi dito cada banco tem sua política de crédito e isso pode mudar de instituição para instituição.