A portabilidade de crédito é a oportunidade de transferir uma dívida para outro banco, que possa oferecer melhores condições, como taxas mais baixas e maior prazo para quitação da dívida, isto é, você muda de banco levando consigo sua dívida, porém terá mais vantagens no banco que você deseja.
Podemos comparar com a portabilidade de telefones móveis, onde o cliente deseja trocar a operadora levando seu número, mas com planos mais vantajosos.
Na prática, o banco compra sua dívida e agora você passa a dever para ele e não para o banco ao qual você adquiriu o empréstimo, nesse caso o banco pode se negar a aceita-lo como cliente, porque comprar essa dívida significa comprar um risco, mas se o banco aceitar a divida, o cliente que sai ganhando, afinal os juros do crédito pode abaixar e a sua margem aumentar.
Como funciona
1. O Consumidor entra em contato com uma financeira, buscando os melhores bancos, que tem melhores condições.
2. O banco escolhido avalia o cliente (Se tem renda estável, se pode ser cliente, etc.) e decide se aceita a portabilidade.
3. Aceitando comprar a dívida, o banco enviará ao banco de origem um formulário com todas as condições.
4. O banco pode responder em até 5 dias.
5. Se a proposta for aceita o cliente passa a dever para o banco atual, não pelo banco de origem.
Benefícios da operação
Antes de finalizar a portabilidade, certifique-se que a operação será positiva, a quitação da dívida deve ser feita pelo banco que você está levando a dívida e não por você, a partir do momento que o banco aceita a portabilidade e paga a dívida, você não tem mais nenhuma ligação com o banco de origem do empréstimo
Fique de olho nos seus direitos
O seu banco atual é obrigado, segundo o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) a fornecer todas as informações necessárias para negociar ou efetuar a portabilidade.
Hora de buscar ajuda
Caso não esteja seguro das taxas de juros e dos cálculos realizados, procure alguém que entende do assunto, financeiras ou bancos, são uma boa opção.
Saiba também que os clientes não são obrigados a abrir conta corrente no banco escolhido para fazer a portabilidade, além disso exija que o banco informe o CET e as informações necessárias em 5 dias uteis. Esclareça suas dúvidas sobre o processo, entre em contato com o Banco Central 0800 979-2345 ou via internet.
Entre em contato conosco para mais informações pelo 0800 772 8787 ou faça sua simulação pelo nosso site
Então tiramos todas as suas dúvidas sobre o que é portabilidade de credito? Se você precisa de alguma ajuda ou esclarecimento deixe seu comentário.