Muitos após aposentadoria ainda tem o desejo de trabalhar, seja por necessidade ou apenas para “não ficar parado”.
Contudo é importante ficar atento, em alguns casos o aposentado pode acabar perdendo o seu benefício, por isso existem algumas regras para que o beneficiário continue no mercado de trabalhado, acompanhe:
Todos os aposentados podem continuar na ativa?
Não, existem regras diferentes.
Aqueles que usufruem de aposentadorias básicas do Regime Geral da Previdência Social (RGPS), que são a por idade e por tempo de contribuição, podem continuar trabalhando de maneira registrada, sem perder seu benefício.
É possível que indivíduo permaneça no mesmo trabalho ou que busque outro.
Já na aposentadoria por invalidez é proibido quê o indivíduo continue no emprego, a regra é simples: trabalha ou perdeu o benefício.
Isso ocorre porque esse tipo de benefício é concedido aqueles que são incapacitados de exercer a profissão por alguma invalidez, se ocorrer da pessoa voltar ao trabalho é porque ela não está mais incapacitar e por isso perde a aposentadoria.
Aposentaria especial
Esse benefício é concedido aqueles que trabalham com atividade insalubre, ou seja, que apresenta algum risco. Após anos de discussão foi finalmente decidido que aposentados dessa modalidade não podem continuar trabalhando com essas atividades insalubres, entretanto pode exercer outra função, neste caso a aposentaria está segura e não será perdida.
Servidores Públicos
Servidores aposentados podem continuar na ativa, entretanto não pode ocupar o mesmo cargo no qual se aposentou, é possível por exemplo que preste outro concurso público.
Quer mais dicas como essa? siga-nos em nossas redes sociais!
Faça sua simulação: https://capitaldocredito.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/CapitaldoCredito
Instagram: https://www.instagram.com/capitaldocredito/